top of page

 Fluxos Invisíveis 

     Caminhando entre  travessas, ruas e avenidas, não percebemos o que existe debaixo de nossos pés. Milhares de quilometros de rios e córregos que com o passar dos anos foram soterrados e canalizados deixando de serem vistos. Porém, os mesmos que sofreram ações equivocadas não deixaram de existir, e permanecem vivos e pulsantes escondidos atrás da idéia de avanço e progresso que tentaram destrui-los.

Lara Freitas, 45 anos . Arquiteta, permacultora, educadora e mestre em gestão urbana. Co-fundadora do  programa ECOBAIRRO, Uma iniciativa em prol da sustentabilidade urbana desde 2004.

Mauricio Ramos,  54 anos . Admnistrador de empresas. Membro fundador dos Ecobairros, Vilas Beatriz, Ida e Jatai. Monitor voluntario da SOS Mata atlantica do córrego das corujjas .

Andrea Pesek, 52 anos. Arquiteta e Videoartista. Integrante do coletivo OCUPE E ABRACE que revitalizou a praça da Nascente. Menbro da Horta das corujas e da  iniciativa nascentes SP.

Walkiria Martinho Hornos, 64 anos. Admnistradora Pública. Nasceu  na década de 50 a apenas  100 metros  do córrego  da água preta . Morou no bairro da Pompeia ate 1985 e regressou em 2009. Depois de ter despertado sua memoria sobre os rios  da cidade , decidiu ajudar na preservação  das nascentes do agua preta, o rio de sua infância.

Água Preta

 

O Córrego Água Preta é um córrego que está predominantemente localizado no bairro da Pompeia na Zona Oeste da Cidade de São Paulo. Possui suas 13 nascentes no entorno da praça Homero Silva, hoje chamada de Praça da Nascente. Importante córrego que delimita o bairro Pompeia do bairro Vila Romana.

O córrego das Corujas

 

O Córrego das Corujas é um dos córregos que está localizado entre os bairros de Vila Ida, Vila Beatriz e Vila Madalena na Zona Oeste da Cidade de São Paulo. Possui sua nascente localizada anteriormente próxima ao topo da Rua Dom Rosalvo e, após construção de três prédios no entorno de sua nascente, hoje pode-se dizer que esta está localizada na garagem do Edifício do Rosalvo, localizado na Rua do Rosalvo, 140 e este córrego deságua no Rio Pinheiros.

 

 

          São Paulo é uma cidade de números expressivos : 12 milhões de habitantes, milhares de edifícios e arranha-céus distribuídos em mais 450 bairros, onde  mais de  8 milhões de carros, motos e ônibus circulam por 48 623 logradouros. Porém, existe um dado relevante que supera 3.000km que não notamos na cidade de São Paulo é o numero de rios e córregos  existentes sob nossos pés. Infelizmente esses rios são invisíveis e estão canalizados sob ruas , avenidas e construções que impossibilitam o contato da população  com seus fluxos.

            

  RIOS DE SÃO PAULO  

 

            

bottom of page